A casa é o espelho que reflete a alma dos moradores, é a representação física do que está dentro de cada ocupante e a partir desta leitura sua relação com os ambientes será completamente transformada.
Trecho transcrito do livro Minha Casa, Minha Energia de Erenice Franco, proibida reprodução.
Quando você escolhe uma casa ou apartamento para morar não é uma escolha aleatória. O fato é que foi atraída (o) pela energia da casa e por tudo que ela tem até mesmo o histórico dela. Sim as escolhas não são só baseadas na estética ou em algo que caiba no seu bolso.
Veja, se você escolher uma casa que estava disponível provavelmente ninguém antes se conectou com ela ou pode ter se conectado e no momento em que não fez mais sentido encerra-se a conexão e a pessoa então vende o local ou escolhe outro local para comprar ou alugar, então este ambiente fica disponível e você por alguma razão vai se conectar a ele. Lembre-se que existem milhões de casas a disposição e a casa escolhida é a casa certa naquele momento da sua vida para o seu aprendizado.
(...) Mesmo quando escolhe construir do zero, vai atrair o local, a arquitetura, o formato, os móveis e tudo na casa a partir das suas necessidades físicas e energéticas, nada será por acaso, seu inconsciente está agindo o tempo todo, procurando formas de manter contato te colocando diante de situações diversas e a escolha do seu lar faz parte disso tudo. A partir da escolha que aparentemente é consciente você começa a habitar a casa e ela então começa a “conversar com você“ usando os recursos que ela tem visto que de fato ela não vai falar com a voz, ela vai encontrar formas de se comunicar.
A casa então começa a comunicação apresentando falhas que podem ser estruturais ou conjunturais, onde as falhas estruturais são aquelas herdadas de uma construção ou reforma e as mesmas têm características que desarmonizam o ambiente e precisam de uma correção. Aqui falamos entre outras coisas de paredes tortas, portas desalinhadas, falta de nivelamento, vigas ou colunas em posições complicadas, escadas irregulares, posições de tubulação, esgotos, telhados visivelmente desalinhados, divisões internas que são confusas, entre outras. Já as falhas conjunturais são as que vão surgir no decorrer do uso, onde a relação entre humano e casa vai criando os desgastes, os acontecimentos até mesmo os aparentemente naturais vão criando problemas que não são por acaso.
Você já reparou que alguns problemas estão se repetindo na manutenção de casa?
Por que será que isso acontece?
A casa é um lugar onde precisa ter harmonia, sentir paz, ser confortável e seguro para ocorrer um tempo para regeneração e descanso. No Feng Shui sempre falamos que a casa é o segundo corpo e está completamente ligada a energia de todos os moradores. Quando problemas recorrentes surgem ou mesmo acontecimentos fora do comum, precisa ficar atento aos padrões mentais e a energia de cada um dos moradores é neste momento que os aprendizados estão disponíveis para serem assimilados. Também é fácil perceber estes padrões quando a família se muda de casa e os mesmos problemas que tinha na casa anterior surge nesta nova casa ou padrões bem diferentes como acontecimentos que nunca ocorreram e do nada começam a acontecer como lâmpada que queima a todo instante de forma fora do comum ou uma torneira que não fecha direito mesmo sendo nova ou com manutenção em dia, de repente surge uma parede trincada no quarto, um vazamento no banheiro, a tubulação que entupiu e assim por diante.
Se a casa é viva como um corpo e cada cômodo representa funções pré-definidas semelhantes ao corpo humano, então conhecer a anatomia de uma casa a partir deste conjunto de conhecimentos nos permite "ler" essas mensagens e interpretar o que está acontecendo. É claro que usar o termo "anatomia da casa" é uma forma figurada para afirmar que a estrutura de um imóvel é muito parecida com a estrutura do corpo humano e vamos ver em detalhes (em outros trechos do livro).
É sempre bom lembrar que a casa é reflexo de seus donos ou moradores e vice-versa. Fazer a correlação entre o que está na casa e sua relação com o corpo humano pode trazer muitas informações sobre doenças e acontecimento que podem ser evitados quando corrigidos a tempo, a casa é parceira e está sempre pronta para alertar como forma de ajudar. Lembro-me de uma visita que fiz a uma casa de um casal de idosos, ambos estavam com problemas de saúde incluindo depressão. Ao visitar o local me deparei com uma grande casa e com vários cômodos fechados, pois os filhos foram embora e tudo foi sendo apenas fechado mantendo até mesmo pertences que jamais seriam utilizados novamente. Além disso, uma churrasqueira que por anos serviu apenas para guardar lixo, mudando sua função de produzir e promover a alquimia da transformação para armazenar o morto do lixo, sem contar que tinha muito entulho nos fundos, de muitos anos sem limpeza ou organização com materiais que jamais seriam utilizados novamente visto que estavam estragados. Era uma casa triste exatamente igual aquele casal com cômodos fechados sem o devido cuidado e uso que pode ser feita analogia aos acontecimentos da vida do casal que foram apenas sendo deixados de lado sem a solução, sem perdão, sem ressignificar.
Se sabemos que a casa tem relação com a anatomia do corpo humano, quando um cômodo deixa de ser usado é como se parte do corpo está sendo deixado de ser usado também e isso vai refletir de alguma forma. A casa bem como todos os pertences devem ser usados plenamente e de acordo com sua função para manter ativa a energia de vida do local. São situações assim que devem ser olhadas com carinho, é necessário que cada objeto ou espaço tenha sua função preservada e respeitada, cada coisa tem seu lugar e assim temos um equilíbrio natural e é fato que o casal precisava de atenção e um processo de tratamento conjunto para o lar e para o casal era o melhor caminho só assim os resultados seriam efetivos.
Essa situação também revela muito sobre o amor à vida. Quando se perde o amor ao local em que se vive é um indicativo de que a relação com seu eu está precisando de um a revisão. Muitas pessoas falam: Quanto tiver a casa dos meus sonhos vou cuidar direitinho, vou... e aqui está um grande erro onde os sonhos e desejos ficam distantes demais. Não importa o tamanho ou a qualidade da sua casa, ela precisa de amor, de cuidados, de atenção AGORA!
O amor a sua casa é amor a você mesma (o), é viver no presente é viver no agora onde todas as coisas podem acontecer. Só amando o que tem agora é possível atrair coisas melhores ainda e criar momentos extraordinários.
Gratidão por estar aqui. Ahô.
Erenice Franco
Terapeuta Integrativa - Auto-estima - Confiança - Amor Próprio
Atendimento presencial e a distância
ThetaHealing - Feng Shui - Metafísica da Casa - Reprogramação Energética de ambientes - Meditações Guiadas - Orientadora de círculos de mulheres.
Comments